sábado, 6 de dezembro de 2008

Sobre desculpas e recuperação.

Caros alunos e frequentadores do blog, lhes peço, encarecidamente, milhões de desculpas pela falta de atualização do site. Os motivos são inúmeros, mas muitos de vocês podem imaginar alguns deles. Primeiro, a secretaria está um caos, o que tem ocupado bastante a vida de todos na escola. Segundo, a própria escola tem se tornado um verdadeiro manifesto, caos e campo de desordem. Vocês devem estar cientes das passeatas e manifestações dos alunos reivindicando o aumento do número de matérias para a recuperação final. Este fato gerou um grande conflito entre todos do corpo docente. As pessoas, os professores, os funcionários e os diretores estavam completamente divididos. Podemos, inclusive, classificar essa divisão com o quadro clássico dos partidos políticos: os liberais, os conservadores e os radicais.
Alguns, os liberais, desejavam acatar as objeções dos alunos e liberar o número de matérias. Outros, os conservadores, davam sua opinião de manter as cinco disciplinas na recuperação final. E ainda, os radicais, objetivavam a conservação do número de matérias e uma punição mais severa aos alunos que participavam do protesto. Falou-se, inclusive, em suspensão e, em casos de reincidência, expulsão de alunos.
O resultado final, vocês já reconhecem: a situação foi mantida como estava decidida desde o ano passado após uma reunião dos diretores com os comandantes do Comar.
Amigos, não estou aqui para contradizer ninguém, mas é necessário que se analise todos os lados da situação. A escola tem regras que não são tão simples de serem mudadas. Essas regras incluem documentos de vínculo com a Aeronáutica e a escola, vínculo este que não pode ser quebrado. Além disto, há um padrão que a escola deve manter. Caso vocês não saibam, há quinze anos atrás, a média da escola era 8,0 pts e existia uma peneira para passar para o ensino médio. Naquelas época, só passavam os melhores de verdade. As vagas eram distribuídas de acordo com as pontuações dos alunos, de modo que ia decrescendo o número de vagas em função da pontuação. Por exemplo, digamos que tivessem apenas 200 vagas e 100 alunos com notas 10, 80 alunos com notas 9,0 e 80 alunos com nota 8,0. Nesse caso, permaneciam na escola, apenas os alunos de nota 10, 9 e 20 dos que tinham nota 8,0. Os outros 60, não eram re-matriculados na escola e deveriam procurar outro colégio.
O que eu quero mostrar a vocês é que a escola já veio se adaptando demais aos alunos, quando deveriam ser os alunos, os adaptados à escola.
O que vocês devem fazer, sem ofensas, é estudar mais e garantir o futuro de vocês. Deixo minha palavra de que o Rêgo Barros não quer facilitar as coisas para os alunos, mas sim fazer com que as coisas sejam fáceis para eles, formando-os de uma maneira disposta e honrada.


Aguardem, em breve, novas postagens.

:)

5 comentários:

Da redação =) disse...

Post feito exatamente um ano depois da última postagem.

Daniel Ramôa disse...

De acordo, é como vocês disseram, quem deve se adaptar à escola é o aluno e não o aluno à escola. Caso contrário, deve procurar outra instituição de ensino.
Muito bom!

Anônimo disse...

super apoiado!!!
a escola realmente jah fez muito pelos alunos. Essas pesoas que ficam fazendo reivindicações no colégio são aqueles que passam o ano todo na brincadeira, daí quando chega o final de ano ficam todas desesperadas com medo de reprovarem e começam a fazer barulho pensando que vão conseguir mudar uma decis~]ao da escola.

Bruno disse...

eu sou da época em que se passava por uma verdadeira peneira pra ir para o ensino médio (dessa de 15 anos atrás) e acho um verdadeiro absurdo essas manifestações! se já sabiam da fama que o Rêgo Barros ostentava, porque foram pra lá? eu ainda sou do tempo em que todo mundo dizia que o Rêgo Barros não era pra qualquer um, só para quem era apto para estar lá. esses manifestantes estão reclamando de barriga cheia!

mprock disse...

A escola ja se adaptou demais aos Alunos. chega disso. Quem não gostar, que procure um Impacto, Universo ou até o Rui Barbosa. chega!